segunda-feira, 26 de outubro de 2009

RESPONSÁVEL DA EP CONFIRMA MANIPULAÇÃO DE IMAGENS





Responsável da Estradas de Portugal engº José Luis Faleiro confirma que as imagens/fotomontagens são manipulaçõesque não correspondem ao projecto que está em execução.


O Governo e os responsáveis autárquicos de Lisboa e Amadora tendo consciência dos graves impactes do projecto que foi adjudicado e que está em execução, tudo têm feito para o esconder dos moradores e da opinião pública em geral. Para o efeito, o Governo não se coibiu de prestar declarações falsas e apresentar imagens/fotomontagens distorcidas da realidade, tendo utilizado para o efeito todos os meios: vídeos, folhetos, outdoors, panfletos e a comunicação social.


Esta “acção de marketing” foi mais intensa nas zonas atravessadas pela Cril, nomeadamente na Damaia onde o Presidente da Junta cessante António Oliveira e o actualmente eleito António Gonçalves, andaram de porta em porta a divulgar estas fotomontagens do Governo, com o propósito de desvalorizar o alerta que as comissões de moradores estavam a desenvolver na denúncia dos graves impactes do projecto. O objectivo foi evitar a contestação da população local.
Já não é possível esconder o que já está bem à vista . Em vez dos “bonitos jardins e passeios pedonais” visíveis nessas fotomontagens, nasceu um caixote de betão com mais de 4 metros de altura junto às casas e a criar um efeito barreira entre a Damaia e Santa Cruz de Benfica. A população foi enganada, e o comércio local, maioritariamente unifamiliar foi gravemente afectado, tendo já encerrado várias lojas.
Perante esta inaceitável manipulação da verdade, e desrespeito pelos Cidadãos, as comissões de moradores têm vindo a encetar todos os esforços no sentido de denunciar esta situação, indigna de um País civilizado. Para o efeito estão a ser distribuídos folhetos e colocados cartazes nas lojas.


Na sequência desta denúncia e questionado pela TVI (Jornal da Uma de 20/10/2009 -Video) sobre as imagens/fotomontagens que estão a ser mostradas pelos moradores, o Eng.º José Luís Faleiro da Estradas de Portugal (EP), responsável pela obra da CRIL, prestou as seguintes declarações:
«Existe uma manipulação por parte dessas pessoas de imagens que não correspondem à realidade, uma vez que as imagens que as estradas de Portugal publica são aquelas que correspondem ao projecto de execução que está a fazer.»


Estas declarações do eng.º José Luís Faleiro vêm comprovar aquilo que os moradores têm vindo a denunciar, que estas imagens/fotomontagens são manipuladas e não correspondem à realidade do projecto que está em execução.O único “lapso” deste responsável da EP é que as referidas imagens/fotomontagens não são da autoria dos moradores, conforme tentou fazer crer, mas sim do Governo, o que pode ser fácilmente comprovado.Após estas declarações deste responsável da EP, e tendo em conta as provas factuais existentes, está a ser preparada uma queixa às entidades competentes, por falsificação de informação e manipulação de imagens.


Nesta queixa, irão também ser solicitadas as imagens que as Estradas de Portugal “publicou e que correspondem ao projecto que está em execução” , nomeadamente as da zona em causa, e que não são do conhecimento da população.

Perante a realidade e a aberração do projecto (ilegal) que está em execução, que envergonha a engenharia nacional, e atenta contra a qualidade de vida das populações, começa-se a assistir à tentativa de demarcação de responsabilidades dos autores técnicos e políticos que promoveram esta solução projectual.

Para bem da nossa Democracia, tudo iremos fazer para que este "filho bastardo" não fique sem pai!

Sem comentários: