terça-feira, 30 de setembro de 2008

CRIL É A BANDEIRA ELEITORAL DO GOVERNO




As comissões de moradores de Benfica, Santa Cruz, Damaia e Alfornelos acusaram ontem (29 Set.) o Governo de estar a utilizar a Circular Regional Interna de Lisboa (CRIL) como uma "bandeira eleitoralista".
Em causa está o facto do contrato da empreitada antecipar a conclusão da obra para Setembro de 2009, acusaram os elementos das comissões de moradores, que falaram à imprensa antes de uma visita às obras da CRIL.
O contrato de adjudicação prevê, segundo as comissões de moradores, a antecipação da conclusão da obra em 30 dias, terminando esta em Setembro de 2009 e não em Outubro ou seja um mês antes das próximas eleições legislativas.
Questionado pela agência Lusa sobre esta cláusula de antecipação, o responsável da obra da CRIL, José Luís Calejo, disse desconhecer tal cláusula, sublinhando que a sua conclusão está prevista para Outubro do próximo ano.
Durante uma visita às obras da CRIL, José Luís Faleiro mostrou a construção dos nós de Pedralvas, da Buraca e da Damaia bem como a construção do túnel de Benfica.
O responsável salientou ainda que a Estradas de Portugal está a preservar todo o património existente ao longo do percurso do troço Nó da Buraca-Pontinha - o aqueduto das Águas Livres, o aqueduto das francesas e uma galeria - ao contrário do que alguns moradores .
As comissões de moradores continuam a acusar a Estradas de Portugal de ter violado a Declaração de Impacto Ambiental, um facto que é negado por José Luís Calejo.
Para as comissões de moradores, as obras da CRIL sofrem ainda de "graves indícios de corrupção", segundo uma investigação do jornal Público, que indica que as empresas de ambiente e de arqueologia que estão a assessorar a construtora da obra são propriedade de altos responsáveis da Estradas de Portugal, SA.
Na sequência das notícias do Público, as comissões de moradores pediram a intervenção do Procurador-geral da República.

Lusa

Sem comentários: