quarta-feira, 24 de setembro de 2008

ESCONDER AQUILO QUE JÁ NÃO É POSSÍVEL ESCONDER


Queremos uma CRIL SEGURA para 10 milhões de portugueses, e não uma ESTRADA DA MORTE.


As comissões de Moradores de Sta. Cruz de Benfica e da Damaia desde sempre procuraram estar bem informadas sobre o projecto do fecho da CRIL e ter uma perspectiva de desenvolvimento sustentado na óptica do Interesse Público, ao nível da segurança rodoviária, da mobilidade e do ambiente (critérios que deveriam ser privilegiados pelo Estado). E, neste sentido, a nossa participação cívica tem contribuído para algumas melhorias do projecto, mas ainda não conseguimos que alterassem o principal factor de risco que é o seu traçado.


O projecto adjudicado, e já em fase de execução no sublanço Buraca-Pontinha, apresenta graves erros no seu trajecto porque tem demasiadas entradas e saídas, curvas apertadas, lombas acentuadas devassando vários bairros consolidados. Tal provocará inúmeros acidentes e, nas horas de ponta, haverá mais engarrafamentos que na 2ª Circular. Este traçado tem um percurso sinuoso e perigoso quando poderia e deveria ir a direito pelos terrenos livres da Quinta da Falagueira, pertencentes ao Estado, mas onde interesses privados querem construir um mega empreendimento para 40 000 pessoas. Isto é inadmissível!


Está em causa a segurança dos utentes desta via, a mobilidade rodoviária na Área Metropolitana de Lisboa, o ambiente e a forma como são aplicados os dinheiros públicos. Neste sentido já se pronunciaram várias entidades como a OSEC, a ACA-M, a QUERCUS, ...
O governo para privilegiar alguns interesses privados, prejudica a maioria dos cidadãos. Tudo isto é tão grave, que o Governo tem feito todos os esforços para o tentar esconder, chegando ao ponto de manipular imagens e fazer declarações técnicas desprovidas de verdade. Neste momento o Governo está a promover uma campanha de Marketing em grande escala através da comunicação social com custos de muitos milhares de euros para o erário público.


É o desespero para esconder aquilo que já não é possível esconder.


Se esta obra prosseguir, conforme a querem fazer, provavelmente daqui a poucos anos terá que ser toda refeita novamente. Veja no nosso site o exemplo da circular M-30 em Madrid, uma obra de facto para o futuro.


Não bastando isto, notícias recentes (Jornal Público de 6/9/2008 e que pode ver no nosso site), em primeira página denunciam graves indícios de corrupção: “Altos responsáveis das Estradas de Portugal decidem negócios com empresas privadas sob o seu controlo”. Estas empresas, sob suspeita, foram a concurso com a empresa (Bento Pedroso) que ganhou a adjudicação desta obra. Será coincidência?


Se queremos um país melhor, todos temos o dever de participar mais activamente na denúncia do que está mal e procurar melhores soluções no sentido do verdadeiro bem comum.


Uma vez que a informação é o princípio da boa decisão, sugerimos que, se concordar connosco, nos contacte (912 459 923) para nos deixar colocar na sua janela (se for em local de bastante visibilidade) uma placa com o nosso site: http://www.cril-segura.com/.
Participe e ajude-nos a denunciar este escândalo.

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